Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 4 de junho de 2013

Eu queria ser Orfeu

"Já faz um tempo, eu quis fazer uma canção pra você viver mais" é uma das músicas que mais me marcaram e que mais ouvi como se estivesse engolindo lâminas de gilete regadas a álcool. Deus e eu sabemos por quê. A música se chama "Canção pra você viver mais" e trata de perda. Não estou certo, mas parece ter a ver com a perda do pai da Fernanda Takai, a vocalista.

Engraçado que, hoje, ouvindo essa música de novo, outra parte dela, que nunca havia me chamado a atenção, o fez hoje. "Já faz um tempo, eu quis fazer uma canção pra você viver mais". Isso me lembra muitas coisas, todas relacionadas e centradas no mesmo fato gerador. Me lembra o mito de Orfeu, que desce ao inferno para buscar Eurídice. Para conseguir entrar, tem de passar pelo feroz cão de guarda - o Cérbero. Não era um simples cão: tinha três cabeças e calda de serpente. Estar diante dele significa morte certa. Como Orfeu venceu o Cérbero? Com sua música, tocando sua lira.

Esse refrão me lembrou também a adaptação que Vinícius de Moraes fez do mito de Orfeu, adaptando a trama ao morro carioca. Ali, Orfeu da Conceição, não só "como a flor, despetala as mulheres", mas também vence as agruras pequenas e grandes que se debruçam sobre ele. Com sua música, elegante e valente, tocando seu violão, encanta Eurídice, "a mulata de pele preta e dente branco".

Se eu não sonhar com música, eu devo ter contato com ela umas 19 ou 20 horas por dia, seja ouvindo, seja tocando, seja cantando... Cantando? Sozinho, claro. Queria que esse meu contato com a música me desse o poder de evitar pequenas mortes do dia a dia. Não precisa ser a morte do Cérbero. Nem precisa ser a morte das facas e navalhas do Morro da Conceição. Eu queria ser Orfeu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário