Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sem palavras Sem canções

"Eu queria poder te dizer sem palavras. Eu queria poder te cantar sem canções. Eu queria viver morrendo em sua teia. Seu sangue correndo em minha veia. Seu cheiro morando em meus pulmões" - canta Vander Lee, um poeta mineiro que já citei aqui. Cantor de voz frágil e muito afinada, consegue compor letras que me falam bastante.

Quantas vezes pensei comigo mesmo que um dia gostaria de escrever minha biografia pontuada de música. Uma música para cada momento da vida. Pelo menos para os mais marcantes, para os momentos estruturantes. Mesmo para aqueles em que estruturar requereu desestruturar. Eu queria mesmo poder me dizer cem palavras. Eu queria poder me cantar cem canções.

Não são raros os momentos em que, ao longo do dia, em vez de dizer algo que eu poderia muito bem representar por palavras naturalmente, eu prefiro citar  uma música ou apenas um trecho. Mesmo que as palavras sejam praticamente as mesmas do verso. Para mim, algumas vezes, isso é irritante. Porém entre as milhares de vezes em que isso acontece, as que irritam são ínfimas. E logo passam.

Lembrei de um verso do Roupa Nova hoje, de uma música chamada Bem Simples: "Eu pensei em te dizer tanta coisa. Mas pra quê, se eu tenho a música?". Está aí. Bingo. A música diz mais. E acho que ela consegue isso, primeiro porque ela se soma à carga afetiva que ponho nela quando a cito; segundo, porque àquilo que é dito/cantado acompanha-se uma música, uma carga melódica e harmônica dos instrumentos, que balançam os sentimentos. Eu poderia até querer me cantar cem palavras. Mas nunca quereria me dizer sem canções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário