Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Verdades e Veredas

"Diga a verdade, doa a quem doer; doe sangue e me dê seu telefone", canta Humberto Gessinger - dos Engenheiros do Hawaii na música intitulada Piano Bar, que tem versos tão impressionantes quanto esse que utilizei para abrir a reflexão. Há situações em que verdades simples precisam vir à tona; há situações em que verdades complexas precisam vir à superfície mostrar sua face - doa a quem doer. Quando elas vêm, abrem-se veredas certas; quando não vêm, abrem-se certas veredas.

Quando adolescente, fui demitido de uma empresa por seu presidente (e dono) num dia em que eu gentilmente cobria a falta de um funcionário. Fui procurado por um cliente que precisava falar com o presidente. Pedi um tempo para que eu o localizasse. Ao localizá-lo e avisar do cliente que o queria ver, o presidente me mandou dizer àquela pessoa que ele não estava. Mandou-me mentir. Ou, para usar um eufemismo moderno: mandou-me faltar com a verdade. Não gosto quando a verdade falta. Muito menos quando eu faço a verdade faltar. Ora, o presidente não titubeou e, ao final do dia, desligou-me da empresa.

Muitas verdades vêm à luz de modo muito prazeroso e encantam os que as ouvem. Outras verdades vêm de forma mais dolorosa, saindo das profundezas da nossa existência, como vegetação viçosa que se esgueira por fendas que jorram pequenos feixes de luz. Vêm como o grito da dor de uma fisgada muscular. Vêm como hálito de faminto. Vêm como pequeno ponto putrefato de uma fruta. São verdades que, embora todo mundo desconheça, fazem questão de latejar na nossa cabeça ou de brilhar no escuro do quarto "à meia noite, à meia-luz".

É como diz o mesmo Humberto Gessinger, na mesma música, inclusive: "Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos". Com ou sem luz; à meia noite ou ao meio dia; com ou sem dor... que seja dita a verdade, porque as verdades abrem veredas de escolhas certas, de integridade, de coragem, de sinceridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário