Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Quem acredita

Uma das músicas do Renato Russo que pegam as pessoas pelo refrão simples e forte é a "Mais uma vez". Ele inicia a canção afirmando que "Mas é claro que o sol vai voltar a brilhar mais uma vez" e, depois de algumas estrofes, ele emenda o refrão "Quem acredita sempre alcança". Aquele "Mas", aparentemente sem sentido por não ter nada antes dele para fazer oposição, opõe a afirmação que o segue a toda uma crença negativa que puxa a pessoa para baixo, para o insucesso. É como se o poeta estivesse respondendo a alguém que pensasse "Acho que o sol não vai mais brilhar para mim".

Há muitos posts, afirmei aqui que um dos meus principais objetivos de vida é cumprir meu papel de oferecer às minhas filhas as condições necessárias para que cresçam saudáveis, fortes, honestas, responsáveis, determinadas e, sobretudo, felizes. Eu acredito nisso e sei que vou alcançar. Tomando apenas o ponto de vista escolar, uma delas já cursa o Ensino Médio - vai agora para a segunda série (a penúltima série de sua formação básica). É curioso: nesses dias, temos conversado sobre vestibulares,  faculdades, profissões... "Ainda outro dia", a gente discutia com muito gosto o cardápio da semana para a lancheira. O tempo passou e fortaleceu aquilo em que acreditamos.

Já a menor, depois de esperar pacientemente este momento, viaja daqui a pouco com sua turma para comemorar o fechamento de um ciclo - o do Ensino Fundamental II. Está indo feliz e muito merecidamente, porque - embora faltem alguns dias oficiais para o encerramento das atividades curriculares - ela soube conduzir o ano de modo a chegar ao seu final com as duas mãos no triunfo. Taí uma pessoa que não desacredita, motivadíssima sempre, cheia de energia para superar dificuldades - sejam elas de que natureza forem.

Penso, e aprendo com minhas filhas, que acreditar seja uma atitude, um gesto de quem tem o olhar fixo em algo (sem descuidar de si e do seu entorno) e caminha na direção desse algo, desse objeto sobre o qual se deposita esperança, pelo qual se renovam as expectativas, algo a que se atribui crédito, algo, por fim, em que se acredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário