Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O amor e a Fênix

Todo mundo enfrenta (ao menos) um período de dores. Faz parte da existência, e embora pareça a morte no meio da vida, serve pra gente se fortalecer, aprender, pra gente (se) entender melhor. Naquele que foi, talvez, o mais pungente, o mais lancinante para mim, uma bela voz vestindo uma música triste tornou-se emblemática: a de Laura Pausini. "Se ami sai quando tutto finisce. Se ami sai come un brivido triste, come un film dalle scene giá viste, che se ne va". No refrão, em dueto com Gilberto Gil, ela canta: "se o amor acaba, a ninguém cabe a culpa; se o amor acaba, não cabe desculpa".

E é assim. Uma realidade cantada e recitada por tantos. Vinícius imortalizou a ideia paradoxal de que o amor "seja eterno enquanto dure". Mais recentemente, Axl Rose canta que "nothing lasts forever... and it's hard to hold a candle in the cold november rain". Nada dura para sempre. Por isso, talvez seja possível dizer que o fim do início também pode ser visto como o início do fim. Todavia, por mais paradoxal que seja, provavelmente essa verdade deva ser a maior motivação para que o amor seja vivido "em cada vão momento", como recita Vinícius - no mesmo poema acima citado.

O amor parece ser como o arquétipo da Fênix, aquele mito grego do pássaro que, quando morria, queimava-se até virar cinzas, para tempos depois renascer vigoroso, no esplendor da sua força - esbanjando vida e enfrentando novos desafios. Essa insistência, essa perseverança, essa fé na certeza de que a vida vale a pena ser vivida com amor é o que faz a gente brotar novamente e se tornar árvore frondosa, copada e frutífera.

Fecho esta reflexão com citação a um poeta e cantor mineiro, Vander Lee: "Românticos são tipos populares que vivem pelos bares e, mesmo certos, vão pedir perdão. Que passam a noite em claro, conhecem o gosto raro de amar sem medo de outra desilusão. Romântico é uma espécie em extinção" - com toda a certeza de que renascerá das cinzas, como Fênix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário