Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Falar ao coração

Gosto do timbre de voz do Lulu Santos, da sua musicalidade e de muitas de suas letras. Tudo isso junto eu admiro, por exemplo, na música Certas Coisas, em que ele diz que "tudo que cala fala mais alto ao coração". Essa história de falar ao coração sempre me encantou, ainda mais para mim que há quase vinte anos falo à razão dos meus alunos.

E era justamente "falando" pelo celular com uma aluna hoje, via face, enquanto eu almoçava depois de sair de minha aula de canto, que tive novamente esta sensação de falar ao coração de alguém. É muito boa essa sensação, porque o discurso vibra em lugar diferente, parece sair do coração. Meu Deus!, quanto isso parece ser pedante, piegas, brega. Mas pouco posso fazer se esta é a realidade que vejo: parece dar a certeza de que o que falo vai diretamente ao coração de quem ouve. Ou melhor: neste caso é de quem lê.

Pois  bem. Esta menina, concluinte do 9º ano, pôde aprender os primeiros passos de poesia. Ensinei à turma toda a parte técnica de metrificação, rima, ritmo etc. Mas este não era meu foco. Era, antes, ressaltar aquela possibilidade diferenciada de dizer as coisas; era aquele universo levemente acima deste mundo material em que todos gastamos nossos dias; meu foco era mostrar aos meus alunos que há outros canais de expressão que eles podem acessar para vestirem suas ideias.

No último dia de aula, ela me trouxe um poema que ela mesma compusera. Não tardei em elogiar, em destacar a beleza dos versos, o arranjo das palavras, a musicalidade do texto. Mal viu ela o quanto me controlei para domar a emoção que me tomou naquele momento diante dos outros alunos. Hoje, ela me mandou outro poema, enquanto eu almoçava pensando no que escrever hoje neste blog. Outro poema muito bonito dela. Fiz-lhe dois pedidos: que se deixasse ser conduzida mais vezes pelas palavras para dizer coisas simples, de modo que pudesse fluir sua ideia em forma de poema uma vez por semana. Orientei que amadurecesse o pensamento nos primeiros dias e que escrevesse e me enviasse o poema ao final de cada semana. A segunda coisa que lhe pedi foi que lesse o poema "Procura da Poesia", de Drummond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário