Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Entrevista - última parte

Segue a parte final da entrevista dada à Revista Língua Portuguesa.

(***)

- Como você avalia esses fatos ocorridos no ENEM? O que você acha que deveria ser feito nesses casos?
Avalio que quem selecionou as redações e resolveu expor teve intenções pouco voltadas para a educação propriamente dita, e, talvez, tenha tido olhos políticos com finalidades mais destrutivas do que construtivas. É evidente que isso propiciou boas discussões, mas se não se olhar a situação com algum afastamento crítico, pode-se alimentar uma realidade, no mínimo, parcial e reducionista. Esses mesmos profissionais que fizeram tal levantamento talvez devessem considerar o percentual que essas redações representam frente às mais de cinco milhões de redações corrigidas. A postura é a mesma: supervalorizar um erro diante de centenas de acertos; supervalorizar uma dúzia de redações diante de milhões delas.

Nesses casos, penso que deve ser levantada uma discussão séria, pautada na responsabilidade social não só em relação ao ingresso das pessoas no ensino superior, mas também, em nível mais amplo, em relação aos usos da linguagem em diversos contextos. Há muitas questões subjacentes que devem ser consideradas e não se pode ser inconsequente diante dessa discussão.

- Você tem outros exemplos de casos semelhantes no ENEM ou em outras provas? 

Há inúmeros exemplos que circulam pela internet, mas que não faço questão alguma de expor, por duas razões. Primeira: fazê-lo parece ser o assumir uma postura superior frente ao erro do outro para ridicularizá-lo. Não acho que essa seja a melhor saída, porque só reforça o erro. O problema está aí e todos precisamos procurar medidas de atenuá-lo. Apenas expor os erros é uma atitude, para mim, irresponsável. A segunda razão é que precisamos reforçar posturas que possam agregar, ao invés de atitudes que segregam as pessoas em grupos (os que acertam, os que erram; os justos, os injustos). Todos nós somos parte de uma mesma realidade, ligados em redes de responsabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário