Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 7 de maio de 2013

Entrevista para a Revista Língua Portuguesa I

Esta semana foi publicado na revista LÍNGUA PORTUGUESA um material sobre a correção de redações no ENEM. Como o que vem a público é apenas uma parte do que dissemos, publico aqui as respostas completas que dei. Hoje, um pouco; amanhã, um pouco mais. Depois de amanhã, a parte final.
***


- É possível aceitar nota máxima no Enem em redações com erros ortográficos, como "rasoável", "trousse" e "enchergar", ou sintáticos, como concordância verbal? Por quê?
Penso que nesses casos, a nota não deva ser máxima, uma vez que o candidato que comete um ou alguns desses erros acaba sendo debitado no critério que analisa o domínio da norma culta. Mesmo que o candidato apresente problemas ortográficos, morfológicos ou sintáticos leves ou graves, ele ainda pode obter uma nota considerada alta, porque os demais critérios somam 800 pontos – dos 1000 possíveis. Embora seja pouco provável, é possível.

- E trechos de receita ou hinos de futebol transcritos aleatoriamente, conforme casos divulgados pela imprensa? Por quê?
Há que se analisar o contexto em que a citação a um hino de clube ou a uma receita aparece na redação do candidato. Prega-se, há muito tempo, a intertextualidade, isto é, a capacidade de o candidato citar outros textos como forma de corroborar sua própria argumentação. Se a receita ou o hino de clube – evidentemente um trecho e não na sua completude -  vier com o intuito de fortalecer a qualidade do raciocínio, não vejo grande problema – embora seja um recurso não recomendado em termos de argumentação por autoridade. Entretanto, se o trecho de hino ou de receita vier em tom de zombaria ou de desprezo pela situação avaliativa, é evidente que impedirá que a redação tenha nota máxima, sobretudo porque fere a própria relação formal entre os participantes da situação comunicativa: um candidato e um avaliador.  Se mal utilizada a citação, o candidato também pode perder pontos relativos ao domínio do gênero textual cobrado – no caso do ENEM, uma dissertação argumentativa. Em textos assim, todos os enunciados devem convergir para fortalecer a argumentação do candidato. Se não houver essa finalidade, haverá inadequação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário