Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Bom coração?

"Meu pai, um dia, me falou pra que eu nunca mentisse" é um verso que eu conheço desde a infância, um período em que Roberto Carlos (que já era "O cara") tinha, na verdade, muito mais reconhecimento que tem hoje. Esse verso me faz pensar sobre a importância dos valores, dos princípios que regem a vida da gente. Esta era digna de um bom bate-papo com FG, mas o cara está curtindo merecidas férias prolongadas. Ali, sim, está um cara de coração bom, um "sangue bom", pessoa de bem.

Eu acho que não deveria acabar, mas o combustível do carro às vezes acaba, não é? Anteontem o do meu estava marcando presença no tanque. Parei para abastecer e aproveitei para dar uma geral, especialmente no sistema de resfriamento do carro. Pois é: barato não saiu a brincadeira. Nem foi um negócio rápido. Sei que, enquanto se fazia o serviço, eu ouvia as músicas que vamos tocar no estúdio no próximo sábado. Assim, vou curtindo as músicas e fixando melhor sua sequência melódica, sua cadência, etc.

Quando fui pagar, a moça do caixa me cobrou apenas o serviço extra, e não o combustível. Achei estranho o valor, mas ela disse que era aquilo mesmo. Então eu saí e fui procurar o frentista para esclarecer o negócio. E não é que ele tinha se esquecido mesmo de passar o valor para moça me cobrar? Voltei lá no caixa, peguei fila de novo e fui pagar o que eu efetivamente devia. Foi aí que me veio a surpresa: a moça me disse que eu era pessoa honesta e de bom coração, porque - segundo ela - qualquer outro viraria as costas e iria embora sem pagar - o que transferiria a dívida diretamente para o frentista.

Essa é uma questão de "bom coração"? Ora, faça-me o favor: desde quando pagar por um serviço recebido, por um produto adquirido, é sinal de "bom coração"? Trata-se de um exercício de cidadania. Diz respeito à valorização da justiça. Significa valorização do outro, consideração pelo outro. Demonstra a intenção de não prejudicar intencionalmente o outro, não lhe ser indiferente. Tem mais a ver com a escolha pelo "não mentir" do que com o fato de se ter "bom coração".

Nenhum comentário:

Postar um comentário