Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

domingo, 24 de fevereiro de 2013

O amanhã que não vem

"Meus amigos dedicaram a vida lutando pelo amanhã. Mas o amanhã não veio. Estão todos mortos." Esse é um trecho que Victor Hugo coloca na boca de um de seus personagens em Os Miseráveis, texto que já li, peça que já vi, filme a que assisti. Uma visão romântica, e bastante crítica, dos acontecimentos relativos à Revolução Francesa.

A frase me lembra três coisas: um verso do Cazuza, outro do Gart Brooks e, por fim, um lamentável acontecimento que transformou em mensageiro da morte uma pessoa que era exemplo de vida. O verso de Cazuza, falando da perda de amigos, é o da música Ideologia: "Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder". O do Gart Brooks, falando da possível perda de uma pessoa amada, cogita a seguinte possibilidade: "if tomorrow never comes". Por fim, a terceira lembrança é do recente assassinato ocorrido na casa de Oscar Pistorius, na África do Sul.

Por enquanto, Pistórius é réu no processo de julgamento da morte da modelo Reeva Steenkamp. Mas em breve, ao que tudo indica, ele passará da condição de réu à de condenado. Não me interessa aqui o julgamento, mas o fato de que Pistorius, que sempre foi um modelo de vida, no sentido da superação de dificuldades extremas, passou a ser a representação de algo abjeto. Ele, biamputado, enchia de esperança outras pessoas (sobretudo, atletas), mostrando por seu exemplo que se poderia crer num amanhã.

Assim como as pessoas motivadas por Pistorios, Reeva, a então namorada de Pistorius, também teve interrompida a chegada do amanhã. Ela, que vivia um período ascendente em sua carreira e que iria passar por uma ótima exposição em um reallity show, teve seus sonhos interrompidos (ao que tudo indica) por seu namorado, no dia dos namorados. Seja do que for, de uma pessoa amada, de um objetivo ou de qualquer que seja o sonho, é sempre muito triste quando o amanhã não vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário