Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Costume de se acostumar

Hoje terminou oficialmente o horário de verão. Assistia absolutamente envolvido a uma série de episódios do Supernatural com minhas filhas quando, em um dos pequenos intervalos, resolvi olhar o relógio e tomei um susto - não por uma cena do filme, mas pelo horário mesmo. Achando que ainda era ontem, já era hoje. Eu já havia me acostumado ao horário de verão.

Na verdade, não foi ao relógio que eu consultei, mas ao telefone celular. Já me acostumei a ver as horas nele  - e não mais no relógio de pulso. Às vezes, mesmo com o relógio no pulso esquerdo e com o telefone na mão esquerda, é a este que eu consulto. Quando quero ver alguma data, nada de folhinhas de calendário impressas e postadas na mesa, na estante, na parede ou na geladeira: é ao telefone que consulto. Agenda, também. Dicionário, também. Calculadora, também. Jornal, também...

A gente se acostuma. Nos casos que exemplifiquei acima, o que leva a gente a se acostumar é a praticidade, é a facilidade de estar com tudo à mão. Com simples cliques ou deslizes na tela, alcançamos tudo em questão de segundos. Na verdade, muitos são os motivos que fazem a gente se acostumar com as coisas que nos fazem bem. Ou, pelo menos, que não nos fazem mal.

Muitas vezes, a gente se acostuma com o que nos faz mal. Perdas, mudanças de situação para um âmbito desfavorável, enfim, a gente se acostuma até ao que é ruim. Eu, um dia, me surpreendi ao me ouvir dizer que já estava acostumado à minha dor nas costas, decorrente das três hérnias lombares e da sacroileíte que às vezes me limitam os movimentos. Mas, neste momento, algo me parece um fato: a gente acostuma a se acostumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário