Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Um saco de arte de protesto



http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/11/russo-que-pregou-testiculos-na-praca-vermelha-e-liberado.html
Não tenho mais referência do que seja Arte. Nem do que seja Protesto. Nem da Arte como Protesto.
Estava em diversos órgãos de imprensa ontem. Está em muitos hoje: o sujeito pelado da foto aí em cima colocou-se como obra de arte. E arte de protesto. O sujeito pregou os testículos nos paralelepípedos da Praça Vermelha, na Rússia.

Como assim, metáfora? Achou que estava falando metaforicamente? Não, não. Não se trata de uma arte tão abstrata assim. Era concreta mesmo. Ou, melhor dizendo, era concreto mesmo. Trata-se de sentido denotativo: o sujeito pregou, literalmente, os testículos cravando-os nos paralelepípedos. E ali ficou, imóvel, impassível diante da passagem dos transeuntes. 

Piotr Pavlenski é o nome do artista. Sim, como não? Um artista que protestava contra o Governo de Wladimir Putin, no Dia da Polícia, na Rússia. Segundo ele próprio, sua ação era "uma metáfora da apatia, da indiferença política e do fatalismo da sociedade atual russa". Em outra oportunidade, igualmente artística, igualmente de protesto, ele ficou nu e enrolou-se em arame de espinhos.

Com certeza, estou envelhecendo e, à medida que isso acontece, não me parece que eu esteja mais cheio de conhecimento prévio para entender manifestações dessa natureza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário