Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Natal para desaprender



É Natal e todo mundo está revestido daquele espírito que aprendeu a cultivar para colher justamente neste momento do ano. Todo mundo fica tão cheio de bons desejos, que deseja o bem para todos o tempo todo. Não só bom Natal, mas já emenda Ano Novo e o imbatível tudo de bom. Comportamento aprendido. É preciso manter esse tipo de comportamento. Faz bem. Também é preciso desaprender outros tantos.

Muito engraçado como algumas coisas a gente realmente desaprende, isto é, perde a destreza e até um certo automatismo com que se fazia determinada ação. Uma língua, por exemplo. O não uso frequente dela provoca sérias dificuldades numa hora de necessidade imediata. Parece falhar o domínio lexical ou domínio morfossintático. Deixar de andar de bicicleta, também. De moto. Isso requer do corpo uma energia enorme para lembrar o que se fazia com naturalidade. Parece que a gente vai desaprendendo as coisas.

Que este Natal possa nos trazer a graça de desaprender pensamentos, sentimentos e atitudes destrutivas ou autodestrutivas, que em vez de fazer jus ao Natal (dando nascimento), fazem o contrário. Que o mestre Cotidiano possa nos ensinar a desaprender - o que vai depender de um grande esforço de cada um de nós. A começar por mim, isso vai fazer com que não só Natal seja bom, mas que todas as épocas de todos os anos, novos ou não, também o sejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário