Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Foro íntimo



Há 19.000.000 de processos esperando julgamento nos diversos foruns espalhados pelo Brasil. Há no Brasil 2.400 juízes. Alguns processos levam não meses, mas anos para se resolver. Muitos desses, depois que se resolvem, ainda serão objeto de recursos. Os recursos são levados a instâncias superiores depois de muito se postergar. E assim vai. Ou melhor: e assim não vai.

São muitos os motivos que levam a essa situação, para a qual o adjetivo "caótica" seria algo muito pequeno. Desde a complexidade própria de cada caso que toma a feição daquele que redigiu o processo de acordo com seus interesses, passando ainda pela espera por provas periciais e, pasme-se: passando também pela tamanha prolixidade dos textos jurídicos, como infinitos trechos copiados de outras sentenças, e mais: pela linguagem truncada e redundante que eleva para 80 páginas o que se resolveria em 5 ou 6. 10, se muito.

Olha, temo que muita gente tem algo parecido dentro de si. De tal forma, que acaba arquivando em suas infinitas salas de julgamento de foro íntimo um número significativo de casos que já poderiam ter se resolvido há muito tempo, se medidas relativamente simples tivessem sido tomadas. Muita gente envelhece assim, tomando a água velha da mágoa, ressentindo o gosto estragado do ressentimento. E assim vai. Ou melhor: assim não vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário