Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Plus a mais

"Só se conformemo depois que o Joca falou: Deus dá o frio conforme o cobertor", cantam os Demônios da Garoa a inesquecível Saudosa Maloca (http://letras.mus.br/adoniran-barbosa/43969/), com a voz inconfundível e sotaque ímpar de Adoniran Barbosa, falecido há alguns anos. Claro que suas músicas têm um quê de engraçado, um quê de romântico, um quê de crítica social - tudo visto com muita naturalidade.

Esses versos, que eu sempre cantava prestando atenção na letra, me atraíam o ouvido para a parte proverbial do verso "Deus dá o frio conforme o cobertor". Mas hoje, a outra parte deles é que brilhou para meus ouvidos. Foi em uma apresentação singular que a escola preparou para nós hoje, a fim de comemorar o Dia dos Professores, que ocorrerá na próxima semana. Elogiável a atitude do Colégio - com certeza, uma deferência gigantesca para presentear seu corpo docente.

Cantei quase todas as músicas e, ao cantar esta, me deparei olhando para a primeira parte do verso: "Só se conformemo...". E pude notar o quanto, por mais simples que ela seja, uma fala de conforto em meio a um momento de insuportável desilusão, pode dar ao corpo - à mente e ao coração - a força necessária para aguentar um pouco mais, na esperança de que a situação se resolva favoravelmente. Um analgésico, um antibiótico, um posto de combustível em meio a uma infinita estrada erma.

Com toda certeza, uma sobrevida. Um "levanta-sacode-a-poeira-e-dá-a-volta-por-cima". Uns minutos a mais para respirar sob a água. Enfim, a capacidade de nos conformar - desde que não vire conformismo à situação - é um alento, é aquele momento "plus a mais" em que o herói dos filmes de aventura toma, depois de levar infinitas pancadas, e, com uma força encontrada sabe Deus onde, parte para cima do adversário para lhe dar o golpe final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário