Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

domingo, 13 de outubro de 2013

Agradecer de bom grado

"Ninguém lhe diz, ao menos, obrigado" é um dos versos da música Índios (http://letras.mus.br/legiao-urbana/92/), da Legião Urbana - uma daquelas muitas canções de palavras que caíam como uma bomba leve e potente no cérebro da gente nos anos 90, palavras que botavam a gente pra pensar. Nessa música, Renato Russo trata de muitas coisas, tantas que poderiam ocupar um ano de postagens diárias aqui no Sempreever. Mas vou me ater a esta parte da falta de gratidão.

Um grande colega, com quem trabalhei por anos, certa vez me disse que "gratidão nunca é demais". E mal sabe ele o quanto lhe sou grato por me ter dito isso um dia. Não me lembro mais o contexto específico, mas o sentido, sim. Aquele foi um ensinamento desses mais potentes do que os que se aprendem em aulas formais. Pratico sempre e espero que minhas filhas e meus alunos levem adiante esta prática.

Aliás, motivos para agradecer (coisas agradáveis, de bom grado) não me faltam. Como sempre faço questão de dizer: Deus é bom demais para comigo, me dá muito mais do que mereço. Só o fato de ter minhas filhas já é motivo para milhões de gerações de mim mesmo se ajoelharem e, na pulsação do coração, dizerem infinitamente: obrigado, obrigado, obrigado, obrigado...

Poder fazer o bem, simplesmente por fazer; poder auxiliar alguém e vê-lo progredir em seus projetos - dos mais simples como o acesso a algo, aos mais complexos como continuar querendo viver; poder compartilhar o tempo, a atenção, o riso e o choro, a raiva e a alegria... enfim, poder "con-viver", viver e deixar viver é algo pelo que se deve agradecer ao Bom e Eterno a cada pulsar do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário