Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Como nasce um erro



Nem precisa de referência. É "O Pensador", famosíssima escultura produzida por Auguste Rodin, que retrata um estado de profunda meditação do homem, despido da roupagem social, em busca sabe-lá-Deus de quê, mas claramente imerso em si mesmo, escutando discursos interiores.

A obra, em bronze, feita no começo do século passado e reproduzida em diversos lugares deste nosso mundão, foi feita como referência à Divina Comédia, de Dante. Representa um momento em que se está diante de uma das portas do Inferno retratado pelo poeta italiano.

Essa imagem me veio à mente hoje ao ouvir um professor dar um conselho ao seu aluno de canto. Você pensa demais; não quero isso, quero que sinta mais e cante o que sente - disse o mestre. E é assim mesmo na vida. Pensar é bom, construir raciocínios, então... é ótimo.

O ruim é quando não se tem controle dos pensamentos e eles se voltam contra quem pensa, a ponto de lhe tirar a tranquilidade para executar alguma coisa que, normalmente, faria com tranquilidade. Entretanto, não o faz porque tais pensamentos parecem poder profetizar um erro, uma falha. Isso é como estar diante do Inferno, pois se passa a pensar não no acerto, mas em justificativas para um erro iminente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário