Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

domingo, 13 de janeiro de 2013

Vergonha e esperança

"Assim caminha a humanidade" é um filme clássico. Um desses filmes atemporais em sua temática, como as peças de Shakespeare (Hamlet, por exemplo) ou os romances de Machado (Quincas Borba, por exemplo). O filme, que conta com um elenco para o qual qualquer adjetivo é insuficiente (Elizabeth Taylor, James Dean, Rock Hudson e Mercedes McCambridge) retrata um enredo em que avanços de ordem tecnológica e financeira não representam necessariamente avanços no âmbito pessoal, das relações pequenas, de foro íntimo. Para mim, sem dúvida alguma, as mais importantes.

Faço referência ao filme porque pelo noticiário tomei conhecimento hoje de alguns fatos. Uns me envergonham como ser humano; outros me dão esperança de que vale a pena continuar caminhando como parte desta humanidade. Parece ser assim todo dia: a gente tem de escolher o tempo todo para onde vai direcionar o olhar, os pensamentos e os sentimentos. Quero olhar para o que me dá esperança.

Outro acontecimento lamentável, deplorável, vergonhoso, vexatório na terra de Ghandi. Outra moça em um ônibus teve seu destino (literal e metaforicamente) alterado. O motorista não permitiu que ela descesse e a levou para um lugar onde outros 6 homens esperavam. Esses seres humanos passaram a noite toda se revezando no estupro à moça. (Meu Deus do céu! Por que certas coisas acontecem?)

Por falar em Deus, uma notícia ótima me colocou em estado de graça. Universidades hebraicas desenvolveram e já estão aplicando programas em que jovens palestinos e israelenses são levados a estudar juntos e, por decorrência, aprender juntos as matérias, aprender a vida, a convivência pacífica. Além de frequentarem a mesma escola, eles se visitam mutuamente e criam condições para que a gente tenha esperança de ver a humanidade caminhando para um lugar que possa nos dar orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário