Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O plano, a nuvem e o chão

Zeca Pagodinho é um artista bastante respeitado entre os músicos mais populares. Gosto de ouvi-lo e até me arrisco a cantar acompanhando um CD no carro, especialmente quando estou indo para ou voltando de um jogo de futebol. Um de seus versos mais conhecidos talvez seja "Deixa a vida me levar; vida leva eu". Muito particularmente, não fico à vontade com esse verso, porque prefiro acreditar que seja mais eficiente ter planos e segui-los. Sem muito estresse, mas com planos a seguir.

Paulinho da Viola também canta "não sou eu quem me navega, quem me navega é o mar". Muitos outros cantam este modo laissez-faire de ser. Mas atendo-me apenas aos dois que citei, devo dizer que concordo, primeiro, com Paulinho quando ele fala do marinheiro que leva o barco devagar em dia de nevoeiro; depois com o Zeca quando ele afirma ser feliz e agradecer por tudo que Deus lhe deu.

É muito importante ter planos. Não para cumpri-los todos à risca, doentiamente, de modo egoísta. Mas para guiar o dia a dia, para saber quando de emoção/razão é preciso empenhar, quanto de energia ainda é preciso dispor, quanto de dinheiro é preciso investir; para saber se se está longe ou perto de conseguir realizar; para poder chegar ao final do ano (ou de qualquer período) e ter a alegria de ver os planos alcançados... ou a alegria de poder considerar o trajeto percorrido e replanejar a rota.

Replanejar é tão importante quanto planejar. Talvez aí resida a graça da nossa existência: a gente tentar dar um rumo para a nossa vida pessoal, interpessoal, acadêmica, profissional... e, às vezes, as bifurcações da estrada nos mostrarem outras possibilidades. Replanejar faz parte dos planos. Ter planos é ter "a cabeça nas nuvens e os pés no chão" - até porque planar é sinônimo de voar e, por sua vez, a palavra plano, etimologicamente, significa chão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário