Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

De rachaduras e escombros


“Até a própria natureza está pedindo pra você ficar”, cantava Beth Carvalho com seu vozeirão nos anos 80. Com certeza, uma música super agradável de ouvir, cantar e dançar. Em período de férias como este, em feriados prolongados ou mesmo em finais de semana, não é incomum ouvirmos que o último dia é sempre melhor, justamente no momento em que estamos indo embora. Às vezes não se fala especificamente do dia; fala-se da noite, fala-se, enfim, dos momentos finais em que já está havendo um momento de “despedida” do lugar.

Não sei se há dados, ainda que empíricos, sobre isso. Mas tenho para mim que isso se assemelha um pouco às relações humanas também. Um casal, por exemplo, quando rompe uma relação sem que um dos dois esperasse: aquele que viu a relação romper, sem querer que isso acontecesse, procura fazer coisas que pudessem de algum modo salvar a relação (da qual, talvez, até ali, não tenha sido cuidada por ele como deveria). Assim com "o último dia de praia", ele procura brilhar mais, ser mais agradável. Mas já é tarde.

Do mesmo modo, um profissional que se sabe às vésperas de uma demissão, procura “mostrar serviço” ao chefe para tentar manter seu emprego. Um aluno que finalmente toma consciência de que será reprovado tenta dar sinais de mudança aos professores no final do ano.  Um jogador titular que vê seu reserva se aquecendo para entrar em seu lugar corre mais do que fez no jogo todo para tentar assegurar sua presença ali. É diferente tentar consertar uma rachadura na parede e consertar os escombros de uma casa.

Mas o dia... será que quando se abriu maravilhosamente ensolarado, ele fazia questão da nossa presença e não acreditava que romperíamos nossa estada em certos lugares? Ou será que ele está dizendo pra gente ficar um pouco mais e manter nossa relação com ele naquela praia, naquele sítio, a seu jeito? Ou será que está dizendo que ele pode estar ensolarado para quando quisermos voltar? Parece difícil entender isso com a clareza da Beth Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário