Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Tradição

Os versos de Renato Russo: "são crianças como você - o que vai ser quando você crescer" são tão intrigantes quanto outro: "Que país é este!". Por que intrigantes? Porque soam como perguntas. Mas não são: no primeiro uma afirmação, segundo a qual você será igual ao seu pai, quando crescer. No segundo, uma exclamação indignada. Vou me ater ao primeiro, porque tem a ver com tradição. Repassamos o que recebemos de nossos pais.

Tradição é o ato de trazer; de entregar. Assim, hábitos, crenças, valores, culturas são trazidas de geração a geração, valendo-se dos meios mais diversos: os pais que orientam os filhos, os professores que ensinam os alunos, os líderes que incutem seus seguidores, o Estado que institucionaliza práticas nos cidadãos ideologicamente. Mas, de toda forma, existe uma maneira de se manterem as coisas ao longo do tempo.

É evidente que tudo pode ser trazido, desde que conte com um mecanismo de tradição eficiente, que não rompa a cadeia, que fortaleça os elos. Dessa forma, tradicionalmente são mantidas tanto coisas ruins - como crenças discriminatórias - quanto coisas boas - como reuniões festivas (Natal, Ano Novo...). Quando alguém ou um grupo de pessoas acha conveniente, quebra-se a hegemonia de uma tradição. Neste caso, trai-se a tradição (aliás, parece que no italiano o verbo "tradire" tem o sentido de trair e de trazer...).

Mas o mais legal é que tradições podem ser criadas. Para serem mantidas e transmitidas. Criam-se, por exemplo, disputas esportivas, festivais culturais, práticas religiosas, encontros de amigos e tantas coisas boas que devem ser levadas ano a ano, de geração a geração, de pai para filho (que passará para seu filho, que passará para seu filho...). Como canta Nando Reis: "atrás do filho vêm o pai e o avô" - e que venham todos tradicionalmente fazendo o que for bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário