Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Saber perder

Em 1962, tempo em que ainda tinha muito prestígio o uso do pronome TU, um cantor negro excelente, chamado Noite Ilustrada cantava: "Reconhece a queda. Não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima". Lição maior de perseverança talvez seja pouco possível encontrar. Lição maior de como lidar com a perda, também.

Duas experiências hoje me fizeram reafirmar aquilo em que sempre acreditei e aquilo que muitas vezes na vida precisei colocar em prática: é preciso saber perder. A partir do momento em que entramos numa batalha, a derrota se torna uma das possibilidades. O problema nem é a derrota em si, mas o modo como lidamos com ela, isto é, como a absorvemos em nossa vida. Ou, ainda, se sabemos utilizar a derrota contra nós ou a nosso favor.

No início da noite, quando fazia a arguição de uma aluna que defendia seu trabalho de conclusão de curso, no exercício do meu papel de avaliador, precisei dizer a ela o que aquele TCC tinha de bom e, até pela grande quantidade, precisei também dizer os pontos em que o trabalho precisava melhorar. Reconhecendo que sua pesquisa realmente carecia de melhoria, com olhos marejados, aquela aluna aprendeu e apreendeu o que lhe fora dito. Mais: comprometeu-se consigo mesma a superar, por si própria, aquelas dificuldades.

Quando a noite terminava, assisti a um jogo de futebol - gosto muito de assistir a partidas decisivas, pois cada minuto é disputado como se fosse o último. Mas, para surpresa geral, um dos times - que terminou a primeira etapa do jogo perdendo por dois gols de diferença - não voltou ao campo de jogo. Abandonou a batalha. Dessa forma, não só deu ao adversário presente o título de campeão, como também perdeu a oportunidade de aprender a perder, pois não se levantou, não deu a volta por cima e, por consequência, vai ficar com a poeira desta derrota sobre si para sempre. Assim como o pronome TU, perderá o prestígio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário