Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

domingo, 30 de dezembro de 2012

Som de sim

"A arte de sorrir, cada vez que o mundo diz 'não'" é um verso que eu ouvia na voz de Maria Bethânia no final dos anos 70, quando vim de Minas para São Paulo, após uma sequência de 'nãos' que digladiavam com 'sins' no meio da minha infância.
 
Estou agora levantando a mão para fechar a porta de 2012. Olho com calma os trajetos que segui neste ano, as muitas conquistas, os sucessos, as alegrias, tanto sentimento de satisfação em vista de situações que receberam um sonoro 'sim'. Meu olhar também passa inevitavelmente pelo som do 'não', pelos tropeços, pelos planos que não deram certo, pelas expectativas não atendidas.
 
Entre as grandes expectativas, graças a Deus, nenhuma resultou em frustração. Entre as pequenas, no coliseu em que se engalfinham o 'não' e o 'sim', aquele tem levado vantagem sobre este em alguns poucos casos. E é por isso que neste momento, olhando pela fresta da porta entreaberta de 2012, eu desenho no meu rosto um sorriso de aprendizagem. Um sorriso tímido, mas seguro de si.
 
Reconhecendo os ardis que sustentam a força do 'não' e lamentando que o jogo limpo do 'sim' o torne vulnerável, é este sorriso que me faz olhar para trás e mirar o que é bom, o que faz o bem, o que dá à existência a sua nobreza. O ano está acabando, e eu "não tenho tempo a perder; só quero saber do que pode dar certo". Vou sorrir para o 'não' e amplificar a harmonia e a melodia do som do 'sim'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário