Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 8 de julho de 2014

Saber ganhar



A vitória da seleção alamã sobre a brasileira hoje ensina muita coisa a quem quer aprender. E não digo apenas no que diz respeito ao futebol. Nesse âmbito, embora eu entenda um pouco por jogar e assistir, certamente não sou capaz de dizer em termos técnicos o que há a aprender. Também não cabe a mim, já que não sou responsável por nenhuma equipe de futebol.

Mas quando a gente para e observa o jogo desta semi-final, pode-se ver um time que tinha uma proposta de jogo, que estudou o adversário e soube explorar os pontos fracos tanto do ponto de vista tático quanto do ponto de vista emocional. Os gols foram bastante parecidos, e a maioria deles saiu num espaço curtíssimo de tempo. Como se fosse um lutador aproveitando um momento de fraqueza no qual um golpe havia entrado com sucesso. Daí, passa a aproveitar e desferir outros tantos.

Mas o mais interessante para mim nem foi o 7 a 1 em si. Isso foi humilhante não só para os jogadores que representavam a nação, mas também (e muito mais) para a nação representada. O mais interessante foi que em nenhum momento do jogo se viu qualquer alemão fazer gesto algum que pudesse representar menosprezo aos brasileiros. Respeitaram até o final da partida. E mesmo na comemoração foram (até como é de se esperar de alemães) discretos.

Por certo estavam preparados para ganhar e souberam demonstrar isso, pois foram eficientes na preparação para o jogo, durante todo o jogo e no pós-jogo. Aí está a lição: entrar para vencer implica não apenas disputar, mas estar devidamente preparado para a luta, saber portar-se nela tendo em vista suas forças e as fraquezas do adversário, além de repeitar o perdedor como digno de ter estado naquele combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário