Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sábado, 5 de julho de 2014

Medidas



Do que se mede um homem? Do que um homem é medido? Me vi algumas vezes em discussões ríspidas - o que é absolutamente raro na minha vida inteira - utilizando uma expressão mais ou menos como: "você está usando, para me medir, a mesma régua que usa para se medir. Mas eu não sou você". Triste. A situação, o sentimento que ela evoca e tudo o mais. Mas o que me interessa aqui e agora é o parâmetro que usamos para nos medir, para medir os outros e vice-versa.

Algum ser vai dizer que alguém se mede por aquilo que diz ou escreve, e que pessoas que sustentam um blog - como eu mesmo o faço - imaginam-se medidas pelo conteúdo do que expressam. No meu caso, isso ainda se agrava ou se intensifica, porque tenho o prazer (e a imensa responsabilidade) de ser professor e, portanto, de ser formador de opinião, de conhecimento de mundo. Entretanto, esta não é uma régua fiel, dado que as palavras não são, necessariamente, a pessoa que escreve ou fala.

Outro pode imaginar que alguém deva ser medido por aquilo que tem. E vejo à minha volta muitas pessoas que fazem questão de ostentar seus pertences, porque assim pensam: "meçam-me pelo que tenho". Isso me lembra sempre a situação de um rapaz que ostentava um pesado e brilhante Rolex no braço. Teve o azar de eu estar sem relógio (meu relógio comum) e precisar saber as horas. Fiquei perplexo com a resposta que me deu quando lhe pedi as horas: "não sei olhar as horas, professor, eu só quero mostrar meu relógio. Olha que legal?". 

Vai ter gente pra dizer que uma pessoa se mede pelo que ela faz ou deixa de fazer. Não sei também se as ações são a melhor régua. Há coisas que são feitas impensadamente. Há coisas que são feitas obrigatoriamente (por força de contrato, por exemplo). Há coisas que, sendo más, se tornam necessárias em determinadas situações. Enfim: a complexidade é tão grande, que o caminho restante é apenas o de não medir. Somos e estamos. O quanto é outra história - que não sei medir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário