Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Quando os filhos ensinam



Sim: às vezes as coisas parecem estar invertidas na vida. Na verdade, isso não acontece de uma hora para outra, mas vai ocorrendo aos poucos, um pouco a cada dia. E quando uma mudança grande se dá, a gente se assombra tanto, que parece ter acontecido assim, como um zás-trás. Um exemplo claro disso é quando nós, pais, nos vemos em posição de aprendizagem diante dos nossos filhos, que nos ensinam.

Muitas vezes vi isso acontecer comigo, porque presto muito atenção no que minhas filhas aprendem. Aos poucos, vi que passaram a tomar banho sozinhas. A escolher por si mesmas a roupinha que queriam vestir; e mais: a se vestir sozinhas. A se pentear sem minha ajuda. A opinar sobre onde ir, sobre o que fazer. A escrever sozinhas; a estudar e a resolver problemas sem que precisassem de minha interferência.

Muitas vezes, me ensinaram uma coisinha aqui, outra ali: de Biologia, de Física, de Geografia... um pouco de tudo. Depois que as matriculei no Inglês, tive o prazer de ser ensinado por elas sobre dúvidas que eu efetivamente tinha. E isso foi-se dando tanto e com tanta naturalidade, que virou algo comum. Pois é: desfruto do privilégio de aprender com minhas filhas, desde coisas pequenas e pontuais, até outras mais complexas.

Nesta semana, em que começa o período de férias em que passam comigo, tenho aprendido muito a respeito de alimentação saudável. Elas sabem muito mais do que eu lhes havia ensinado. O ânimo delas quanto a isso é contagiante. E o que é mais impressionante para mim: o que estamos lendo juntos e fazendo juntos mudou o meu comportamento para melhor. É assim que vejo um pouco como as coisas mudam: os pais ensinam os filhos a viverem melhor; os filhos ensinam os pais a viver melhor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário