Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Dos ouvidos à alma

Resultado de imagem para musica ruim!


Hoje é um dia importante para o metabolismo da gente que mora nas regiões do país em que foi aplicado o Horário de Verão. É seu fim hoje. Naturalmente muita gente vai esticar a noite em uma hora. E, como eu mesmo o fiz, muita gente vai aproveitar essa hora "a mais" justamente para descansar. O embate entre os que querem esticar e os que querem descansar é um conflito que ainda vai se estender por algumas horas - mesmo enquanto escrevo este texto.

E é fato: há um conflito gigantesco por aqui. Cheguei em casa depois de assistir a uma apresentação singular, sublime, de uma ex-aluna minha da PUC. Cantora desde aquela época, hoje ela estava se apresentando com seu conjunto em um bar no Bom Retiro, Ouvi muito chorinho e samba do bom. Do bom mesmo: Noel, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Clara Nunes, Chico e mais uma leva de artistas que encantam a gente e nos arrastam para uma sensação de indescritível prazer pela música.

No entanto, ao chegar em casa, assim que abri a porta fui saudado por uma música que não conhecia. Até achei ter deixado algum aparelho ligado (o quê? Eu? Esquecer? Opa! Comum!!). Mas dessa vez, não. Vinha de fora mesmo, porque eu havia deixado as janelas todas abertas para refrescar um pouco os 32 graus do dia. Rolava uma batida funk e uma letra que me chamou a atenção. Num primeiro momento achei estar ouvindo em altíssimo e boníssimo som uns palavrões pesados repetidos à exaustão na música. Por curiosidade, peguei o que eu conseguia entender e digitei no Google. Dito e feito: era aquilo mesmo que eu ouvia. Não é legal repetir aqui. Um certo MC Pikachu. Uma criança.

Como dizer isso sem parecer ser preconceituoso, moralista ou algo que o valha? Como dizer sem ser classificado como careta? Não há dúvida de que os gostos devem ser respeitados sempre, e, embora o senso comum diga o contrário, os gostos devem ser discutidos. Há os que me agradam muito e os que desagradam. Na mesma proporção, os que me desagradam podem agradar (e muito) a outros. Respeito e discuto. Critico e recebo as críticas que me fizerem. Mas que tem música ruim, tem. E elas ferem os ouvidos, além de entorpecer a alma. Vou colocar meu fone aqui e curtir música da boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário