Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Deus e Amor

Resultado de imagem para deus é amor

Li hoje com alguma surpresa a notícia da morte do fundador da Igreja Pentecostal Deus é Amor. O logo desta igreja é marcante na minha infância e adolescência, porque sempre morei perto de um desses templos. (Saudades da Mooca). E este senhor, Davi Martins Miranda, era imitado por nós, para darmos risadas gratuitas com a voz enrouquecida do imitador.Depois a igreja cresceu muito. E nós também. Daí a figura sumiu da minha mente. E volta agora.

A notícia dá conta de que Davi Miranda tem filiais (filiais, é assim que se diz?) de sua igreja em mais de 130 países, e é dono de mais de 22.000 templos. Por certo, é responsável direto pelo tipo de ensino, de pregação, de inculcação... não sei que nome dar à prática religiosa que ele propõe em sua igreja. Sei que o número de fiéis (?) deve ser estrondoso e de fazer inveja a qualquer time de futebol, ou mesmo a qualquer diretório de partido político.

Seja por diversão, seja por política, todas as pessoas que vão frequentemente aos templos de Davi Miranda têm sua razão para o fazer. E a razão maior, por certo, é a de sentirem-se bem indo lá, ouvindo as pregações, convivendo com os "irmãos", dizimando, cantando, aprendendo questões teológicas, crendo em sua salvação. E se isso de fato acontece com elas, nenhum de nós - mas nenhum mesmo - está autorizado a julgar o gesto dessas pessoas.

E o que digo da Pentecostal Deus é Amor, eu poderia dizer de qualquer outra igreja evangélica, ou católica; de qualquer centro espírita de mesa branca ou não; de qualquer sinagoga ou mesquita... indefinidamente a qualquer outra prática predominantemente religiosa estabelecida. Em cada uma delas há um imenso número de pessoas que se sentem identificadas, contempladas, preenchidas de seu vazio. E talvez este seja um dos raros motivos (senão o único) que dão razão à existência e que, por isso, dão sentido à própria vida das pessoas que ali estão cotidianamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário