Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ler para ser

Resultado de imagem para Ler com prazer


Claro que vão dizer que eu sou pessoa suspeita para afirmar que a atividade da leitura é uma das mais prazerosas que há. E o dirão porque conhecem um pouco meu histórico: como professor, tenho a obrigação de conhecer a literatura que ensino, bem como conhecer a literatura técnica a respeito da literatura. Do mesmo modo, devo ler muito sobre os demais eixos do que ensino (escrita, gramática, fala, audição). Como se não bastasse isso, o fato de eu já ter passado por graduação, licenciatura, especialização, mestrado e doutorado em Língua Portuguesa, faz de mim um inveterado leitor.

Independentemente de estar dando aula na pós-graduação ou no Ensino Fundamental, guardados os devidos graus de aprofundamento, sempre digo aos meus alunos que quanto melhores leitores eles forem, mais condições de obterem sucesso em suas interações sociais eles terão. E, ao dizer isso, não me refiro à quantidade de leitura - pois há que bata no peito e afirme ter lido tantos livros no mês, no ano... Não: estou me referindo a qualidade da leitura. Falo da leitura que se faz com proveito, com sentido, com problematização, apropriação e socialização do conteúdo lido.

Também não me refiro à leitura só de livros, jornais, revistas ou de qualquer outro portador textual. Falo no sentido que deu Paulo Freire nos anos 80 - o de leitura de mundo. Leitura de gestos, de feições, de climas, de signos múltiplos, de contextos, leitura de gente, leitura de mundo. Esse tipo de leitura enriquece o contato com as palavras - onde quer que elas estejam. E a leitura destas reajusta constantemente a significação, o sentido que damos ao mundo em que vivemos. E nesse movimento de retroalimentação vamos nos tornando mais capazes de exercer a nossa humanidade.

Além de ler para mim as coisas que são minhas, tenho lido para meus alunos contos de Edgar Allan Poe e, tanto antes quanto depois, procurado criar condições de produzirem sentido para a leitura e para seu mundo. A leitura em que me envolvo vem repleta de modulações de voz, inflexões, pausas, alterações de volume e de velocidade, vem com sonoplastia e acompanhada de fundo musical. Assim também experimento e compartilho o prazer físico da leitura, que entra pelos ouvidos e pelos olhos para se alojar em algum lugar do ser humano que somos todos nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário