Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O mais profundo da gente



Acabo de ler uma notícia que me deixou impressionado. No ano passado publiquei texto no blog sobre descobertas científicas acerca do espaço sideral. Falei sobre luz, astros, asteroides, planetas, movimentos e outras coisas. Hoje, meu espanto para para  uma notícia que vem não do alto, mas de baixo. Bem de baixo. Do fundo do fundo do fundo do oceano pacífico. Pesquisadores encontraram formas de vida (peixes, crustáceos etc.) há mais de 8km para baixo do mar, nas chamadas Fossa Mariana.

Uma rápida leitura pode ser vista no seguinte link: (http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/bbc/2014/12/19/pesquisadores-registram-imagens-de-peixe-em-habitat-mais-profundo-ja-visto.htm). Ali se tem informação sobre a pesquisa e sobre espécies encontradas no mais profundo dos habitates conhecidos pelo homem. E, imagino eu, deve haver mais. Deve haver muito mais coisas que não conhecemos, justamente porque não conhecemos tudo que há. Nem para cima. Nem para baixo.

Nem para dentro. Por certo, se pudéssemos olhar para dentro de nós, para um ponto em que a olho nu não conseguiríamos sequer imaginar que existe, talvez pudéssemos encontrar viventes que de alguma forma influenciam aquilo que somos, o como somos, o porquê de sermos e assim por diante. Nem Freud nem Lacan, nem Marcuse nem Jung nem ninguém jamais terá visto o que há de mais profundo daquilo que cada ser humano é verdadeiramente.

De igual modo, assim como certa vez publiquei aqui um texto acerca de uma descoberta dos cientistas sobre uma minúscula parte de nosso joelho, também deve haver material e fisicamente coisas de nós mesmos que desconhecemos por completo. E assim vamos, como diria Milton Nascimento parafraseado: nós, caçadores de nós. Para cima e para baixo no nosso planeta, para fora e para dentro de nós mesmos, fazendo descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário