Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

domingo, 1 de junho de 2014

Pro + pósito



Já escrevi aqui que felicidade não é estado permanente. É antes um momentâneo instante em que tudo parece estar em harmonia. Quanto mais desses instantes houver, mas feliz a pessoa se sentirá. E como esse estado é daqueles que despertam o chamado núcleo accumbens, a sensação de querer repetir experiências boas se intensifica, de modo que se procurará fazer coisas que despertem essa sensação.

Longe de uma abordagem piegas do sentimentos e sensações que nutrimos, penso hoje que um dos segredos de estar cada vez mais em contato com o que chamamos "felicidade" é sentir-se na rota. Ou, em outras palavras, sentir que se está caminhando na direção da realização de algo que se crê como melhor para aquele momento. Independentemente de serem coisas grandes ou pequenas, de grande ou de pequena significação, o que importa é que as coisas vão acontecendo na direção pretendida.

Isso me leva à palavra "propósito", cujo sentido inicial é o de ter algo à frente: Pro+Posito = posto à frente. É justamente o fato de ter um propósito que faz as coisas terem sentido, parecerem coerentes e, por conseguinte, criarem a sensação de certeza, de segurança, de tranquilidade, de felicidade. Quando sentimos estar na direção certa, sentimo-nos melhor, porque não temos a impressão de perda (de energia, de tempo, de dinheiro, de paciência, de rumo, de sentido).

Qualquer desses psicólogos, formados ou não, profissionais ou metidos a, virão me dizer que isso nada mais é do que um distúrbio de quem precisa ter tudo sob controle, de quem não sabe lidar com o imprevisível, com o imponderável, de quem não curte as surpresas da vida. Tudo bem: esse é o propósito deles. Interpretar, explicar os outros. Mas deixemos os outros a si próprios na busca do que os faz felizes. Isso mesmo. Assim. De propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário