Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sábado, 28 de junho de 2014

É só um jogo



Gosto da música "É uma partida de futebol", do Skank, essa banda mineira que vai de reggae a baladas com a mesma qualidade. Ao longo da música, esta ideia é repetida: "o que está rolando agora é uma partida de futebol". Apesar de óbvio ululante, o fato tem de ser reforçado: nenhum desses jogos da Copa do Mundo (nenhum outro, na verdade) passa de algo além de um simples jogo, uma simples partida de futebol.

Assistindo sozinho em casa à partida, muitas vezes me vi altamente irritado com os erros e a falta de competência da seleção brasileira, que se viu dominada muitas vezes pela chilena. Por vezes, me surpreendi aos palavrões impetrados contra jogadores que repetidamente falhavam e chegavam a colocar em dúvida a capacidade da vitória do Brasil. Incompetente e incapaz foram os nomes bonitos com os quais difamei os errantes. Mesmo sozinho, tive vergonha de mim.

No próprio estádio houve confusão entre integrantes da delegação brasileira e da chilena, que saíram aos tapas e empurrões no intervalo do jogo. Há acusações de que o assessor de imprensa da nossa seleção teria agredido um jogador chileno - aquele que chutou a bola no travessão a dois minutos do fim do tempo de prorrogação. A confusão começou ainda no gramado, quando o até então incompetente centroavante brasileiro provocou um jogador chileno. Pra quê, meu Deus?

Em Belo Horizonte, um homem sofreu um infarte durante a exibição do jogo em um bar. Até foi levado ao hospital, mas, apesar de seus joviais 60 anos não resistiu. Ele não se lembrou da máxima do Skank: "o que está rolando agora é uma partida de futebol". Não precisava deixar as emoções chegarem a esse ponto; deveria ter se envolvido apenas o necessário para possibilitar que, após o jogo, pudesse voltar tranquilamente para sua casa. Infelizmente para ele aquilo era mais de uma partida de futebol. Acabou sendo o fato que desencadeou um processo que culminou na sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário