Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Fartura de poder

Astrónomos identificaram uma estrela feita de diamante do tamanho da Terra

Ontem publiquei em minha página do Facebook uma notícia, segundo a qual foi encontrada uma estrela do tamanho do nosso planeta, uma estrela toda de diamante. Seria então um diamante de mais de 510.065.500 km2. Não, não. Não sou capaz de dimensionar isso. Não consigo medir em comparação com nada. Não sei se alguém seria capaz de imaginar o que seria isso em termos de distância a percorrer.

Mas o engraçado é que já se começa a pensar em termos de proveito dessa estrela. Muito curiosamente é a primeira pergunta que me faz cada pessoa com quem eu comento. Algo como "e já tem alguém que vai explorar?", como se fosse a coisa mais óbvia do mundo estar sob nossas posses, nossos pertences a exploração de tudo que há no Universo. Essa nossa sensação de sermos donos do mundo em que moramos é algo assustador.

É sabido que o diamante é a substância mais dura de todo o nosso planeta. Mais dura do que a cabeça de muita gente (como a minha). Por ser um cristal feito de carbono que resistiu a um incomensurável processo de pressão e calor.  O que conhecemos passa por um processo de lapidação, mas não há substância capaz de quebrar ou de arranhar um diamante. Daí talvez decorra seu aspecto de pedra preciosa. Não só: também é usado em furadeiras e outros equipamentos para cortar sólidos de alta resistência.

Porém não acho que seja isso o que passa pela cabeça das pessoas quando perguntam se já há alguém explorando a imensa estrela de diamante. Talvez essas pessoas pensem na sensação de poder que lhes traria o fato de terem diamante em fartura. Ou na sensação de fartura que lhes traria o fato de terem diamante em seu poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário