Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 26 de junho de 2014

O médico e o monstro





Sempre fui encantado pelos (poucos que conheço) textos de Robert Lewis Stevenson. Um deles, "O Médico e o Monstro" sempre me despertou a curiosidade, justamente pela possibilidade de conviverem na mesma pessoa duas características tão díspares de uma mesma natureza. É o que acontece ali na narrativa de Stevenson: Dr Jekill, um respeitadíssimo médico e constante pesquisador, consegue desenvolver uma estratégia para dar vazão ao seu lado pior: Mr Hyde. É este último que sai pelas ruas de Londres apavorando todo tipo de gente, de qualquer idade, crença ou posição social. Logo após suas atrocidades, retorna para seu laboratório, onde tudo volta ao "normal".

Está aí a palavra-chave: normal. O convívio social, para que seja mantido em um grau estabelecido com aceitável, tolera certos tipos de comportamento e torna outros repugnantes e absolutamente rejeitáveis. São comportamentos que ferem a norma posta, comportamentos anormais, portanto. Como o do homem que, em um aeroporto da Bolívia, pelo fato de ter rejeitada a compra de uma passagem para o Chile, revoltou-se e, em menos de  um minuto deixou brotar de si seu Mr. Hyde e esfaqueou 11 pessoas.

Religiosos diriam que se trata de um homem sem Deus. Ou, como disseram os portugueses jesuítas sobre os índios brasileiros: são gente sem fé, sem lei e sem rei. Psicólogos diriam que se trata de um sociopata, de alguém com sério distúrbio que não lhe permite o devido controle de seu "id" - sua natureza mais instintiva. Sociólogos o classificariam como um homem avesso às normas socialmente estabelecidas que reage às pressões de seu entorno. Todos têm suas próprias razões (cantaria Renato Russo) ao fazerem o que fazem. Julgá-las não cabe.

Eu, por meu lado, estou com Stevenson: o médico e o monstro são a mesma pessoa. Não se trata necessariamente de uma pessoa "com problemas" de ordem social, psicológica ou de outra natureza. Trata-se de uma pessoa que, em certo momento, movida por algo com que concorda ou de que discorda, deixa vir à tona e manifestar-se aquilo que ela faria "em primeira instância". Evidentemente condeno a atitude do homem do aeroporto (como a de tantos outros que praticaram esse tipo de violência - e outras de ordem social, econômica, psicológica - entre outras), mas não é isso que está em discussão aqui, e sim a dupla natureza de que somos constituídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário