Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

domingo, 29 de junho de 2014

Lições espelhadas



Sempre achei que o futebol é uma metáfora da vida naquilo que ele é em essência, isto é, excluídas as questões exteriores ao campo de jogo. O comportamento individual em função dos objetivos maiores da equipe são, para mim, pelo menos, muito semelhantes ao que podemos experimentar em nosso cotidiano, considerando os diversos papéis sociais exercidos por nós.

Uma das características desta Copa do Mundo tem sido a marcação de gols nos minutos finais do tempo regulamentar ou mesmo nos acréscimos feitos a ele. Muitos jogos foram definidos desta maneira na fase de grupos do torneio. Não tem sido diferente na fase eliminatória, chamada de oitavas de final. Esse gol marcado no final traz algumas lições possíveis.

Considerando o jogo da Holanda contra o México, por exemplo, temos uma clara ilustração para o fato de que vale a pena continuar insistindo até o fim, por mais que pareça improvável que a vitória se sentará à nossa mesa e nos servirá o seu banquete de alegria. Depois de estar perdendo o jogo até os 43 minutos do segundo tempo, quando empataram, empenharam todas as forças possíveis para, aos 49 minutos virarem o placar e passar à frente do México, que não teve mais como reagir.

Já o jogo da Grécia contra Costa Rica ilustra outra coisa: às vezes a vitória é simples ilusão. Os gregos estavam perdendo o jogo e correndo risco de ter a vitória decretada, dadas as chances de gol do adversário. Isso mudou quando um jogador costa-riquenho foi expulso. Tudo se transformou para os gregos, pois conseguiram empatar quase no final do jogo. Levaram, portanto o jogo para a prorrogação. E desta, para os pênaltis. E destes para a derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário