Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 3 de março de 2015

Quando ajudar atrapalha


Resultado de imagem para sufocado

A vida que temos sobre esta Terra é ridiculamente breve. O tempo que vivemos é infinitamente menor do que o tempo de um astro, de um planeta, de uma galáxia, ou de qualquer desses corpos universais que habitamos. Não só o nosso tamanho, mas o tempo que vivemos também é insignificante frente a essas proporções. De modo que só nos resta ter uma vida digna, saudável e proveitosa, respeitando a nós mesmos e aos que estão à nossa volta. Ajudando e sendo ajudados.

E neste mundo em que vivemos sempre haverá espaço para ações solidárias para com os que nos são próximos. Todo mundo tem algo com que contribuir para com outro, razão pela qual não deveria haver espaço para arrogância e prepotência. E muito menos para ficar-se vangloriando por ajudar Fulano ou Beltrano, nem para se achar melhor do que a pessoa ajudada. Todos, em alguma proporção podem ajudar. E em alguma proporção, todos podem ser ajudados. Humildade, sempre bem-vinda; boa-vontade também.

No entanto, não posso deixar de admitir a existência de pessoas que não lidam bem com o fato de receberem ajuda. Em uma primeira instância, poderíamos julgar esta uma atitude de orgulho infundado, de autossuficiência. E, de fato, pode até ser. Mas não acredito que seja assim na maioria das vezes. Pessoas há que, por muitas razões, preferem tocar a vida sozinhos e contando com a ajuda dos outros apenas no sentido de eles fazerem o que lhes é devido e não atrapalharem.

Por outro lado, há pessoas que têm compulsão por ajudar. É o tipo de gente que não consegue se ver sem estar fazendo algo para alguém. É como se fazer algo para alguém fosse a razão de sua existência. Fazer algo por alguém é fazer algo por elas. Assim sendo, tais pessoas não conseguem perceber que sufocam as outras com sua prestatividade excessiva. Não conseguem ver que, em vez de altruísta, sua atitude é egoísta, na medida em que, ao tentar ajudar os outros, estão tentando satisfazer a si mesmas. Nesse sentido, ajudar atrapalha. E nossa vida é muito breve para que nos atrapalhemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário