Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sábado, 5 de outubro de 2019

Superação sempre


"Quero toda essa vontade de passar dos seus limites e ir além" é um dos versos mais bonitos entre todos os que Ivan Lins já compôs. A vontade de superar os limites é um desejo que deve ser alimentado por todos, desde que se entenda por limite um ponto máximo a que alguém pensa ter ido. Seja no âmbito pessoal, seja no interpessoal; seja na vida escolar, seja na vida profissional; independentemente de ser para curto, para médio ou para longo prazo - seja onde, como, quando e quanto for, o sentimento de superação é um dos mais agradáveis que podemos ter na vida.

O que o torna agradável é a liberação de dopamina no cérebro, uma substância que nos desperta a sensação de querer passar por algo de novo; trata-se da sensação de prazer e de satisfação. Muitos sentem isso em atividades físicas, intelectuais, artísticas. Muitos o sentem quando recebem reforços positivos, elogios e reconhecimento em geral. Outros tantos sentem isso quando se colocam um limite e o superam. Às vezes conseguem sozinhos; às vezes, com ajuda de alguém, mas sempre em busca de um "desenvolvimento proximal". Em busca do próximo degrau.

Um dia ter acreditado que não conseguiria correr nem dois quilômetros e hoje ter a certeza de que consigo correr uma prova de rua como a São Silvestre (15km) é uma sensação absolutamente reconfortante. Ver minhas filhas tímidas sentido-se à vontade no palco de um teatro; ver minha esposa nadando e mergulhando depois de superar um trauma de infância; ver meus alunos aprendendo, tempos depois de terem me confessado que não acreditavam mais em si... são fatos que me fazem querer "toda essa vontade de passar dos meus limites e ir além".

Todos nós deveríamos ter um limite a superar: uma reação emocional negativa; um hábito prejudicial que pode minar a saúde; uma deficiência na aprendizagem de determinado conteúdo; uma prática esportiva (como a da foto acima) até então impensável; um problema de relacionamento antigo; uma língua estrangeira a ser dominada; um sonho que pode deixar de ser impossível. Para tanto, é preciso alimentar a vontade de passar dos próprios limites e ir além.



Nenhum comentário:

Postar um comentário