Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 24 de maio de 2016

A esperança equilibrista

Resultado de imagem para esperança


"Caía a tarde feito um viaduto" é um verso absolutamente conhecido e que remete a toda musicalidade e poesia da letra de O bêbado e a equilibrista, escrita pela dupla genial João Bosco e Aldir Blanc, e imortalizada na voz inconfundível de Elis Regina. Mas, desta obra prima da MPB, os versos que visitaram minha mente repetidas vezes nesta semana foram os seguintes: "A esperança dança na corda bamba de sombrinha e em cada passo desta linha pode se machucar".

Evidentemente a música faz referência a um dos mais escuros momentos da nossa história nacional: a Ditadura Militar (1964-1985) , quando a liberdade era duramente cerceada, quando pessoas de bem eram perseguidas, presas, torturadas, exiladas, mortas... ou, como diziam, desaparecidas. Por sorte, em meio àquele sofrimento todo, velada ou explicitamente, muitos faziam questão de manter a esperança viva, pulsante, movendo-as para adiante, para a vida, na crença de que "apesar de você, amanhã há de ser outro dia".

Se a esperança tivesse falhado, ainda estaríamos vivendo os horrores do passado vendo amigos "desaparecerem" e correndo o risco de nós mesmos desaparecermos, deixarmos de ser. Entretanto, a esperança foi mais forte e superou os tiros, a tortura, os tiranos, os traumas, a tristeza. E a esperança não se move sozinha: ela é colocada em ação. A esperança é um gesto, é uma atitude. Alimentar esperança é fazer vir à vida o desejo que está dentro do peito.

Diante de situações adversas (grandes como a Ditadura ou menores como os conflitos do dia a dia), nossa "esperança dança na corda bamba de sombrinha e em cada passo dessa vida pode se machucar", caso não seja mantida, caso não seja sustentada, caso não seja alimentada. A voz da esperança é mais alta e mais bela do que o som de tiros e de ossos quebrados. Isso porque "a esperança equilibrista sabe que o show de todo artista tem que continuar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário